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A AMAZÔNIA AZUL
 

 

Há alguns dias passados, apresentamos aqui no GG, um texto em que afirmávamos não ser da 5as feiras, todavia colocávamos ser de exponencial seriedade. Tratava-se do pronunciamento do Senador Cristovam Buarque sobre o problema grave e seriíssimo que se encontra nossa Gloriosa ARMADA face ao não repasse dos recebimentos das verbas da União, a fim de promover seu necessário aparelhamento e a divida manutenção. 

 

É embasado neste texto, em referencia acima aposto, que versara este texto desta 5ª feira.

 

O termo AMAZONIA AZUL advém exatamente para enfocar o nosso mar de 200 milhas, ou seja, as águas territoriais brasileiras, um patrimônio de inegável e fundamental importância, que cabe ao Brasil preserva-lo e de forma contundente.

 

Do mesmo modo de pensar, reforça este dito a necessidade de também fazer ver a nos cidadãos brasileiros, a todos os níveis, principalmente aqueles mais esclarecidos, que a AMAZONIA é um notável patrimônio brasileiro sendo fator de fundamental importância a nível de geometria territorial de soberania e integração preservá-lo.

 

Com a expressão AMAZONIA AZUL, se enfoca e se engloba o estar atento e sempre lutar para o manter de nossa AMAZONIA e o MAR DE 200 MILHAS.

 

É de suprema importância, que se observe esta geometria territorial, a fim de que não venhamos no futuro a encontrar problemas terríveis e vir a perder tão notável patrimônio, face ao descaso de todos nós verdadeiramente brasileiros.

 

A AMAZONIA legal, já e desde há muito vem sendo alvo e até objeto de especulações, por parte de alguns paises, que deva ser tratada a nível internacional, como Patrimônio da Humanidade, e por tal deva ser retirada do território brasileiro. O que denominamos de neocolonialismo!!!
 

 

Infelizmente a falta de vontade política de nossos governos, e outras mazelas que envolvem a expressão política do poder, na conjuntura atual, não se deu ainda conta de tal serio e profundo problema e objetivo permanente.

 

Nossas Forcas Armadas tem as duras penas se esforçado no sentido maior de manter e preservar este território de exponencial importância de nossa integridade territorial.

 

O mesmo pensar deve-se apor as nossas 200 MILHAS, nosso mar territorial, preservá-lo é de fundamental importância também, a fim de manter nossa integridade e Unidade Nacional. E isto é responsabilidade direta de nossa Marinha do Brasil, em primeiro plano, e seguido de todos os brasileiros em cujo bojo, principalmente nós, navegantes e amantes de nosso mar estamos inseridos.

 

É extremamente fundamental que encaremos este pensar e o entendamos de forma plena para que no futuro não nos venhamos a arrepender pela omissão e egoísmo de que não é nosso problema.

 

Quando repassamos aqui no GG o pronunciamento do Senador Buarque, solicitávamos a todos que o mesmo o fizessem em outros grupos na Internet que pertencessem, que englobassem a náutica e correlatos.

 

Como de praxe poucos o fizeram, e o que pudemos ver foram respostas e manifestações das mais absurdas, egoístas, revoltadas e revoltantes, e como de praxe a omissão, e vejam bem, no meio de velejadores e cruzeiristas.

 

Manifestam-se como de habito, aqueles que não tem visões maiores, que estão sempre de farol baixo ou apagados e se notabilizam por serem sempre do contra.

 

Um destes tais pobres de espírito chegou ao desplante e categoricamente afirmar: ...Não repassaria nem um centavo a uma Marinha que não sabe nem cuidar de um submarino que afunda no píer...

 

Quanta pobreza de pensar e visão medíocre!!! Tenta com um pensar obtuso e desprovido de bom senso impor a uma honrada instituição a macula de um erro ou fato isolado. Ou seja, não olha nunca o macro, mas e sempre o menor, o mínimo.

 

É o mesmo que responsabilizar nossa Honrada ARMADA, pela ação obtusa e grosseira de um Sargentão, semi-analfabeto, que posa de Xerife, ou desmerecer nosso gloriosa Marinha por um oficial que vai participar de uma solenidade representando a instituição à paisana.

 

Meus amigos, o bom senso deve prevalecer, todos nós navegadores já vimos e presenciamos atitudes que depõem contra, é verdade, todavia generalizar, tomar como padrão e sair fazendo criticas destrutivas é realmente coisa que nada tem com os homens do mar, onde o básico e regra geral é nos auxiliarmos mutuamente, e porque quando em terra agimos de forma diferenciada???

 

 

Não devemos minimizar ou mesmo impor a responsabilidade a nossa MB, por fatos isolados, provenientes de medidas equivocadas, impetradas por Sargentoes ou um despreparado oficial, como se fora a Marinha. Isto ocorre em todos os seguimentos da sociedade, e temos assistido ate de forma contumaz em outra instituições. Mas são aberrações... Erros que logo serão corrigidos.

 

Pensar em termos de critica destrutiva é pequeno, é pensar de forma egoísta e não ter idéia do objetivo permanente de nossa MB, que é também nosso, de preservar nossas águas territoriais. E como fazê-lo sem os devidos e necessários recursos e ainda estar a receber criticas destrutivas e pensamentos meramente egoísticos de alguns brasileiros e dentre eles um pequeno numero de cruzeiristas, velejadores e ditos amantes do mar.

 

Meus estimados irmãos e Almirantas, nós navegadores e cruzeiritas, especificamente, temos a obrigação maior de cerrar fileiras ao lado de nossa MB, para tentar reverter este quadro, que a permanecer e crescer só trará prejuízos a nós mesmos, logo de inicio.

 

Apresentar idéias, soluções, projetos e toda gama de vetores positivos que vise o crescimento, ao aparelhamento técnico e estratégico, ao crescer de nossa Armada, de formas diretas ou indiretas, é prioritário, pois seremos os primeiros a gozar e sermos beneficiados. E ganharão nossa terra, nossas águas, nossa nação, nossa Pátria. Pensamento pouco em voga nos dias atuais, infelizmente.

 

Pessoalmente já apresentamos alguns projetos e idéias, que à época mal interpretados, não receberam o tratamento adequado, mas que de forma inexorável foi plantada a semente, e fatalmente frutificará a seu tempo. 

 

A GUARDA COSTEIRA BRASILEIRA é um destes, e um outro pouco conhecido, se faz pertinente apor a seguir, novamente, em linhas gerais.

 

Um dos sérios problemas que a MB enfrenta desde há muito, é o manter atualizadas e disponíveis em numero suficiente às publicações do DHN, onde dentre elas estão inseridas as Cartas Náuticas, un passant, das melhores do mundo. Todavia, o que encontramos é que algumas destas estão esgotadas. Compor e imprimir e atualizar uma Carta Náutica, não é uma tarefa nem fácil nem barata, e como fazê-lo quando os recursos são escassos e ainda há outras prioridades mais emergentes???

 

Somente há uma saída, de imediato, procurar soluções alternativas viáveis a curto prazo para atingir objetivo do momento.

 

Uma das soluções que apresentamos é que a Marinha do Brasil estabelecesse parcerias com as mais destacadas empresas nacionais estatais, como a PETROBRAS, CAIXA ECONÔMICA FEDERAL e o BANCO DO BRASIL, estas estatais passariam a financiar na integra e de forma total as publicações da DHN, e em contrapartida fariam o promocional de suas empresas, ou chamadas.

 

 

 

A exemplo no pé das Cartas Náuticas teríamos a logomarca da estatal e o dizer:

 

Esta Carta Náutica foi patrocinada pela PETROBRAS.

 

Ao navegar e utilizar esta Carta Náutica e sua segurança lembre-se da Caixa e seu patrimônio...

 

Ou seja, chamadas promocionais deste tipo que fazem parte do promocional destas empresas estatais que gastam fortunas em coisas muito menos úteis. No caso especifico das Cartas Náuticas, a MB poderia ate vendê-las por um preço muito mais baixo que os atuais praticados. Numa base de R$10,00/Carta Náutica, já que não teria custos nenhum em sua confecção.

 

Além disto à distribuição seria levada a efeito em muito maior âmbito, aumentando de maneira macro a oferta. Clubes e Associações náuticas, Marinas, lojas náuticas e afins, teriam as sua disponibilidade as Cartas Náuticas.

 

Podemos imaginar que grande bem se estaria promovendo para a navegação e a própria Marinha do Brasil.

 

Nas feiras náuticas nacionais, a exemplo nossos super e famosos RIO BOAT SHOW e SÃO PAULO BOAT SHOW, lá estariam no stand da nossa MB, junto as estatais com seu promocional e marketing fantástico de braços dados com nosso gloriosa Armada. Isto somente em idéias primeiras, a gama de outros aspectos que estas parcerias alavancariam é algo incomensurável.

 

Enfim, o processo se desenvolveria em progressão cósmica, e vai-se firmando através deste seguimento o fortalecimento de nossa MB e por derivada nossa AMAZONIA AZUL.

 

Mas continuemos neste pensamento de soluções alternativas.

 

Todos nós estamos lembrados, quando o então Presidente Fernando Collor liberou a importação de automóveis. Agredido e vilipendiado pelo setor à época, não obstante, hoje os automóveis nacionais e suas industrias atingiram tecnologia notável. Já não temos mais as tais carroças, e, todavia ninguém se lembra mais do fato ao dirigirem de forma confortável e segura seus automóveis com todos os requisitos nunca antes pensados ou sequer imaginados em um automóvel.

 

Do mesmo mister, imaginemos o liberar das taxas de importação dos produtos náuticos, desde o parafuso de aço inox de cabeça Philips, raridade no Brasil, até ao mega iate ou veleiro.

 

Obviamente que os poucos e contáveis nos dedos estaleiros no Brasil, iriam berrar e espernear alem de coisitas mais. A resposta seria a mesma que o Presidente Collor deu à época;

 

...Façam por merecer que seus produtos tenham competitividade no mercado, principalmente em preço e qualidade...

 

Obviamente que algumas lojas náuticas, que vendem um GPS de US$ 360,00 por R$ 5.000,00 iriam quebrar de forma tácita. O que seria notável e altamente benéfico para a náutica em nosso pais, pois local de explorador e ladrão é na cadeia, no caso destas lojas a falência imediata.

 

 

Em um pais como o nosso e nossa AMAZONIA AZUL, a náutica ser coisa de milionário é dos maiores absurdos que conhecemos a nível internacional.

 

É evidente e até mesmo a mente mais obtusa e egoísta irá perceber, que com o crescimento do numero de embarcações de forma rápida através das importações liberadas, haverá de se construir de forma urgente locais para se guardar estas embarcações. Aparecerão então Marinas Iates Clubes, etc. O governo através de seu Banco Nacional de Desenvolvimento estará alocando recursos para Estados e Municípios construírem suas Marinas, modernas, funcionais, bem projetadas e cobrando custos a nível de mercado.

 

Tal processo terá um retorno inimaginável, alem de ser uma fonte notável de geração de empregos diretos e indiretos, ou seja, todo nosso complexo marítimo crescendo ativará novos investidores a níveis nacional e internacional.

 

Agora analisem dente deste mundo de crescimento, o que não traria para nossa MB os tão sonhados e necessários recursos!!!

 

Certa vez, e até de forma recente, aqui no Caribe Venezuelano, na Ilha de Margarita, nos reunimos com outros cruzeiristas brasileiros, e abordamos sub-repticiamente este tema. Um deles de imediato, apresentou o pensamento negativista, aliais como sempre, temos sido alvos ao pensarmos grande, a termos uma visão de farol alto, não nos detendo na mediocridade, de invejas, vaidades feridas e contestações embasadas no éter.

 

Como colocamos, o tema apresentado tão somente de forma superficial, sem os prolongamentos e tudo mais que fatalmente o envolve, o antagonismo dito como profundo conhecedor da expressão econômica do poder foi:

 

...Sombra, não queira comparar os dois setores, automobilístico e náutico de formas iguais...

 

Ou seja, não percebeu a profundidade do tema, os desdobramentos do setor, se deteve tão somente no aspecto comparativo, no imediatismo, no eminente. Não se prendeu a visão macro, desenvolvimentista de futuro, de analisar em seu bojo os efeitos de crescimento. Como se tratava de uma roda de cerveja, similar aquelas das varandas dos clubes náuticos que ficam todos a colocar defeitos e criticas ao atracar de um embarcação, torcendo para que de zebra. De imediato mudamos de canal e fomos brincar de fazer mágica para as crianças com o paninho vermelho.


 


 

Talvez quando este cruzeirista tiver feito a volta ao mundo, não correr envolta dele, analisar as soluções de outros paises, estabelecer comparações, ver paises que cabem dentro de um Estado do Rio de Janeiro com um desenvolvimento náutico incrível, talvez ai então pode ser que mude sua forma de pensar e veja um pouco mais longe.

 

Para nós, um dos elementos que mais prejudicam o processo de crescimento de nosso pais, é exatamente este, a falta do pudor cultural, mas se fossemos tratar deste assunto seriam necessários mais de 10 anos em 5as feiras.

 

O fato estimados amigos e Almirantas, é que cabe a cada um de nós a responsabilidade de navegantes, em fomentar o crescimento de nossa Armada, por conseqüência manter intacta nossas águas territoriais.

 

Ao invés de criarmos óbices, de manifestações meramente criticas e minúsculas de raciocínio, partamos para pensamentos grandes, projetos que realmente visem ao crescer de nossa Honrada, Gloriosa e Heróica ARMADA.

 

Façamos nosso movimento a nível de Internet, na roda de amigos, nos Clubes e Associações náuticas, de mãos dadas, independente dos Sargentoes, um numero inexpressivo de mal oficiais, eles se irão naturalmente serão esquecidos e os notáveis serão para sempre lembrados. O dito maior permanecerá e sempre:

 

“Os homens passam e as instituições permanecem!”

 

É de suprema e fundamental importância, que nossa vontade e ação se manifeste de forma contundente e superior, e que no amanha estejamos em paz com nossas consciências por termos auxiliado nossa extensão marítima, nossa extraordinária e fantástica...

 

AMAZÔNIA AZUL

 

João Sombra

Setembro de 2007
 

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